sábado, abril 10, 2010

Um pouco de conceito!

Figura: Comunidades, identidades e culturas separadas (?) por um muro.

No âmbito de trabalhar os conceitos discutidos em aula, como eu expus em uma das aulas, eu poderia dizer que um muro pode servir para separar identidades ou comunidades. Mas como a professora disse, o muro pode ir muito além disso, da mesma forma como pode separar, o muro pode até unir dependendo do sentido em que está colocado.

Quando o Diego Zuculin fez a entrevista no Morro Doce, descobrimos que eles referem à favela onde moram como "comunidade". É muito interessante notar o sentido de comunidade para uma pessoa que mora na favela. É exatamente como dito por Zygmunt Bauman e exposto pela professora em sala de aula, a "comunidade" a que eles se referem servem para se sentir pertencidos a um grupo para enfrentar as turbulências das dinâmicas de transformações das estruturas sociais.

É legal notar como eles citam "aqui na comunidade", como se aquela comunidade fosse única, o que mostra como eles se sentem inseridos dentro deste termo. Pessoalmente eu não uso este termo no cotidiano (e aqui vai uma subjetividade minha), talvez isso reflita o quanto eles precisam se juntar para enfrentar tais turbulências.

Também é possível notar alí dentro da "comunidade" uma forte identidade. As pessoas lá parecem se divertir muito de uma forma bem simples. Pensando como a Sociologia, Patologia e Angtropologia comtemporâneas, há essa identidade formada no sentido de estarem felizes e, ao mesmo tempo, talvez descontentes com as dificuldades cotididianas. São as tais performances dos sujeitos às diversas situações em que estão submetidos. Por outro lado, o grupo que constitui o outro lado do muro tem identidades provavelmente muito diferentes destas vividas pelo grupo da favela.

Há muito dos conceitos expostos em aula que podem ser citados aqui. E a partir de agora, tentarei expô-los dentro dos textos e artigos futuros. Assim que o vídeo estiver pronto, poderemos fazer algumas análises de conceitos interessantes.


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