terça-feira, abril 13, 2010

O Muro na Favela da Maré (RJ)


Observei, na segunda feira (12/04) uma notícia na televisão de um catador que está protestando sobre um muro que está sendo criado na favela da Maré.


Para quem não sabe, desde 2003 foi colocada em pauta a criação de um muro ao redor da Linha Vermelha, justamente nos trechos em que essas pistas cortam diversas comunidades populares, com a alegação de que a obra vai proteger da poluição sonora os moradores desses locais.
Abaixo há um vídeo do youtube, uma espécie de documentário, com algumas observações e algumas críticas feito pelas pessoas que residem ali na comunidade:



Sobre este assunto ainda, achei um artigo de 2006 feito por Cláudio Rezende Ribeiro, O Muro da Maré, que retrata bem a problematização do que está ocorrendo nessa comunidade. Como ele cita na página 70 deste artigo:

"Considera-se tal manifestação como uma concretização de um rumo perverso que pode se tornar a luta pelo direito à vizinhança. Neste caso, um discurso em nome de um suposto risco que afetaria toda a sociedade, a violência, traz a conseqüência imediata da separação entre as classes que freqüentam o mesmo território, revelando um interessante paradoxo posto que, ao se isolar a comunidade mareense com um muro, pode-se apreender que, na verdade, as maiores vítimas reais do risco violento não serão as supostas “protegidas” pela barreira de concreto, mas as que permanecerão em seu interior, porque, além da violência simbólica da separação, ficarão enclausuradas em áreas detentoras de um violento cotidiano bem mais grave que o dos outros, os do “lado de fora”."


Sobre o protesto:
Luiz Bispo, um catador, fez um protesto na Linha Vermelha dentro de uma gaiola suspensa, contra o muro de acrílico que está sendo erguido no conjunto das favelas da Maré. Ele foi vestido de presidiário, levou um penico, comida e cobertor.

“É uma contradição eles quererem paz no Oriente Médio, unindo palestinos e judeus, e, ao mesmo tempo, construírem esse muro. Esse muro da Maré é o apartheid. Além disso, é uma vergonha uma comunidade não ter pediatra nem ortopedista”, explicou Luiz, que está desde às 8h30 desta segunda-feira (12) na gaiola, onde ele pretende ficar pelo menos mais 30 dias. Segundo ele, a Unidade de Pronto Atendimento da Maré está sem médicos.

O que este senhor disse é de se questionar, pois o projeto estima o gasto de 4 milhões de reais para a construção do muro, algo que pode talvez ser menos importante que o gasto com medicamentos e saúde.

3 comentários:

  1. Realmente muito interessante a apresentação de vocês hoje!!Parabéns!!!Vocês vão disponibilizar o video aqui pelo blog?pq na sala só deu pra ver mais ou menos!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela presença. O vídeo vai ser disponibilizado COM CERTEZA. Não deixem de comentar aqui!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Vanildo Junior e sou candidato a Deputado Estadual no ano de 2010, pelo partido PDT; é sempre bom ver que as pessoas ainda se sensibilizam com tais covardias. Seu artigo está muito bom, e gostaria de parabenizar a pesquisa bem feita de informações. Fiz um pequeno documentario sobre este mesmo assunto, e postei no youtube. Esse é o link: http://www.youtube.com/my_videos_edit?ns=1&video_id=rapkhruo48I&next=%2Fmy_videos
    Se preferir busque por Muro da Miséria no youtube e você vai encontrar meu vídeo.
    Boa sorte com suas denuncias e nos vemos por aí.
    Vanildo Junior

    ResponderExcluir