sexta-feira, abril 16, 2010

A Grande Muralha da China



A pedido de algumas pessoas no dia da apresentação, resolvi postar alguma coisa sobre a muralha da china.

Ela foi criada para proteger a fronteira norte do Império Chinês de invasores de tribos nômades oriundos da Mongólia e da Manchúria. A Grande Muralha da China é, na verdade, uma série de muralhas cuja construção começou no século 5 a.C. e que foram unidas pela primeira vez no reinado de Qin Shi Huang, por volta de 220 a. C.


Achava-se que a Grande Muralha tinha cerca de 5 mil quilômetros. Porém, cerca de dois anos de pesquisa, conduzida pela Administração Estatal de Patrimônio Cultural e pela Administração Estatal de Topografia e Cartografia, utilizando-se de tecnologias GPS e infravermelho para localizar algumas áreas que haviam sido ocultadas ao longo do tempo pela ação de tempestades de areia, informou à agência estatal chinesa que a Grande Muralha tem 8.850 quilômetros de comprimento.

Atualmente, a Grande Muralha é um patrimônio mundial da humanidade declarada pela Unesco em 1987. Deste importante ícone no turismo chinês, apenas 3km foram restaurados e a circulação de turistas é permitida apenas em alguns pontos. Longe de Pequim torres da Muralha são usadas como lanchonetes, e em alguns casos, o turista é conduzido até o topo das torres de teleférico e de lá desce por um tobogã. Mais para o interior, camponeses utilizam os blocos com mais de dois mil anos para construção de suas residências.

Um ícone do poder e saber antigo, que foi construído para a proteção do povo chinês, hoje tem que se proteger dos próprios criadores, para sua preservação.





Referências Bibliográficas:

Discovery Channel Brasil - A Grande Muralha da China

Folha Online: Turismo - Grande Muralha da China Desafia e Empolga Atletas

BBC Brasil: Grande Muralha da China é maior do que se pensava, diz pesquisa

Brasil Escola - Muralha da China


2 comentários: