quinta-feira, março 04, 2010

ONU critica construção de muro em favelas do Rio


GENEBRA - Um perito da ONU acusa a construção de um muro em favelas no Rio de Janeiro de estar iniciando uma "discriminação geográfica" no País. O governo viveu um verdadeiro constrangimento na ONU ao tentar defender seus programas sociais, enquanto o Brasil era acusado de ser um "país da impunidade". Os peritos da entidade criticaram a corrupção e a falta de acesso da população à Justiça. Mas o maior constrangimento foi gerado pela falta de respostas claras do governo em relação aos problemas sociais enfrentados no País, o que deixou as Nações Unidas irritadas.

Leia mais aqui.
Publicação: O Estado de São Paulo 06/03/2009



2 comentários:

  1. Tirando parte da matéria que cita a revolta a ONU com os muros,eu acho super certo a construção do muro para contenção da expansão desenfreada de casas sobre a mata atlântica.Uma coisa é você respeitar o indivíduoe seu espaço, outra é este mesmo individuo invadir uma área que deveria ser protegida.Pode-se dizer que o legado historico de descaso do governo com esta população seja justificável, mas não dá a razão para algumas ações.Alem de prejudicarem o meio ambiente, estes se colocam em perigo, porque ao desmatar a área sem planejamento, ficam à mercê de deslizamentos de terra, gerando áreas de risco.Vejo esta situação com conflito de um "boom" na popualção urbana e a falta de planejamento urbanistico.A reestruração de lugares assim, posteriormente e não no imediato ou preventivo, só gerará conflitos.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem que a desculpa para a criação dos muros seja a preservação da mata atlântica, mas aonde essa ação tomada pelo governo do rio é certa? Só se for na sintaxe... Não seria melhor usar os milhões que serão gastos para criar moradias populares e tirar as pessoas dali? Lógico que não seria rápido, mas a longo prazo é a melhor opção: trazer as pessoas para um lugar seguro e proteger a mata atlântica junto!! Sem contar o impacto ambiental que os muros trarão para a mata... Afinal, se o objetivo é preservar a mata, como o muro não vai piorar a situação??

    ResponderExcluir